Pular para o conteúdo principal

Unreal Engine 5 vai desbancar a concorrência? - Entenda porque o novo motor da Epic Games está causando Hype entre os desenvolvedores. -

Foto retirada do trailer de apresentação da Unreal 5

Dia 13 de Maio desse ano, a Epic Games surpreendeu muita gente com o trailer de uma demo jogável para o PlayStation 5. Esse trailer, mostra um pouco sobre os novos recursos da futura engine da empresa e causou um certo alvoroço na comunidade de games.

Para entendermos o porquê desse hype, vamos tentar analisar o que é prometido e demonstrado no trailer, e observar o que temos atualmente.

Trailer da Unreal5, publicado no Youtube pelo GameSpot

O grande apelo desta nova versão está na parte gráfica, da qual a empresa afirma buscar uma qualidade fotorealística muito próxima do que se vê no cinema. Ou seja, gráficos de cinema com um render em tempo real, será que já é possível mesmo? 

Bem, vamos começar falando do seu novo sistema de luz, o Lumen. Este é um sistema similar ao Ray Tracing, que permite o artista criar cenas mais fluidas, como por exemplo alterar o ângulo do sol para uma hora do dia escolhida, influenciando assim a ambientação do cenário. Isto em si, não é novidade em motores de jogos, agora, o que é surpreendente é a forma como o Lumen age. Segundo o site da desenvolvedora, "O sistema processa inter-reflexão difusa com reflexos infinitos e reflexos especulares indiretos em ambientes enormes e detalhados, em escalas que variam de quilômetros a milímetros."
O que isso quer dizer na prática é, basicamente, que os reflexos e sombras gerados pela luz irão agir como na vida real, de forma muito mais orgânica, refletindo ela em diversos ângulos diferentes, em diferentes objetos da cena e estes, por sua vez, refletem de volta esta mesma luz numa outra intensidade. Por consequência, sombras e penumbras vão sendo geradas e todo esse sistema ocorre de forma automática e adaptável! (Em outras palavras, adeus espera de baking e adeus mapas UVs para luz!)

Como se não bastasse, a outra nova tecnologia apresentada, Nanite, é uma geometria virtualizada de micropolígonos. O nome talvez não atraia muito, porém o significado dele é que os detalhes geométricos de qualquer objeto poderão conter milhares ou até milhões de polígonos! E isso em um único objeto, então imagine numa cena completa, pode chegar aos bilhões de polígonos! Surreal, não?
Dessa forma os artistas têm muito mais liberdade para encherem a textura de detalhes, e ela pode ser importada diretamente na engine. Assim, segundo os autores, não haverá mais necessidade de criar detalhes em Normal Maps e nem criar os níveis de detalhes (LODs) para distância, deste modo não gerando perda de qualidade.

Mas como pode um jogo conseguir processar toda essa alta quantidade de polígonos, efeitos de luz e sombra, e alta qualidade de texturas em tempo real? Afinal, quantos teras ou petas esse jogo vai pesar? Infelizmente é algo que ainda não foi explicado, mas o que quer que eles tenham feito nessas tecnologias, neste momento parece um milagre. 

Algo que destacaram também, é que a demo apresentada conseguiu fluir muito bem, com todos os sistemas (não somente os 2 citados nesse artigo), graças ao SSD do PS5, que segundo eles sofreu uma dramática melhora em relação a largura de banda (isso quer dizer que a troca de dados acontece muito mais rapidamente).
De qualquer forma, para sabermos melhor sobre como funcionam essas tecnologias, ou se elas realmente são viáveis, teremos de esperar por mais informações da Epic. Até lá, só nos resta ficar "babando" pelo trailer.

E você acha que acabou? Não, ainda tem mais! Aparentemente os projetos da Unreal4 serão compatíveis com os da Unreal5, assim você poderá portá-los do motor antigo para o novo, já poupando o trabalho enorme em não precisar refazê-lo. Além disso, a empresa já alterou o teto do valor para cobrança de royalties (ou seja, já está valendo também para a Unreal4). Agora só será cobrado a taxa de 5% quando você atingir 1 milhão de dólares em receita bruta! Para comparação, esse valor é 10 vezes maior do que o da Unity. Os caras realmente não param de surpreender.

Por fim, o motor tem previsão de chegada para o ano 2021 e terá suporte para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC, Mac, iOS e Android.
 
Eaí, ficou interessado no próximo motor da Epic? Sinta-se à vontade para comentar!


Referências:

GAMES, Epic. A first look at Unreal Engine 5. 2020. Disponível em: https://www.unrealengine.com/en-US/blog/a-first-look-at-unreal-engine-5. Acesso em: 14 maio 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Game Dev.?

Game Dev. comumente pode significar duas coisas: Game Developer (Desenvolvedor de Jogo) ou Game Development (Desenvolvimento de Jogo). Claro, o significado deste deve ser interpretado conforme o contexto em que está inserido.  No caso do nome deste blog , "Café com Game Dev.", foi escolhido com o intuito de  transmitir a ideia de um "papo"/"prosa" descontraída sobre desenvolvimento de jogos.  Importante destacar que a palavra  Game Developer não significa a mesma coisa que Game Designer , e que por sua vez, nenhuma das duas significa também o mesmo que Design Gráfico. Farei um outro artigo sobre a moda dos " Design e Designers " que são utilizados para tudo hoje em dia, porém aqui vou me atentar ao Game Dev . Mas, o Game Developer  pode ser qualquer profissional do qual trabalha com desenvolvimento de jogos, não importando a sua área profissional. Ou seja, pode ser o programador, o artista gráfico, artista sonoro, compositor m

O que significa Gameplay e Jogabilidade (Playability)?

Pera aí Rafael, não é a mesma coisa? Na verdade, existem vários estudos sobre este assunto e ainda não se chegou em uma definição concreta, sem brincadeira. Isso quer dizer que cada um pode interpretar o significado destas palavras do jeito que achar melhor. Mas a fim de estabelecer uma opinião conjunta, seria interessante começarmos a pensar da mesma forma, estipular um significado. Para isso, claro, precisamos ter uma base sólida em nossas afirmações. Não estou dizendo que a classificação a seguir é a melhor, mas , acredito que seja interessante a levarmos em consideração. Compartilho em partes com a ideia de Sato e Cardoso¹, Aguiar e Battaiola², e Rouse III³. A partir deles pude formar a ideia de que: Gameplay : resume-se ao jogo em si. Explicando melhor, são todas as partes do jogo (gráficos, programação, música, animação, enredo, etc.) interagindo entre si e todas as partes do jogo interagindo com o jogador. A palavra que fica em destaque aqui é a interação (Rouse II