Pular para o conteúdo principal

O que é Game Dev.?

Game Dev. comumente pode significar duas coisas: Game Developer (Desenvolvedor de Jogo) ou Game Development (Desenvolvimento de Jogo). Claro, o significado deste deve ser interpretado conforme o contexto em que está inserido. 
No caso do nome deste blog, "Café com Game Dev.", foi escolhido com o intuito de transmitir a ideia de um "papo"/"prosa" descontraída sobre desenvolvimento de jogos. 

Importante destacar que a palavra Game Developer não significa a mesma coisa que Game Designer, e que por sua vez, nenhuma das duas significa também o mesmo que Design Gráfico.

Farei um outro artigo sobre a moda dos "Design e Designers" que são utilizados para tudo hoje em dia, porém aqui vou me atentar ao Game Dev.

Mas, o Game Developer pode ser qualquer profissional do qual trabalha com desenvolvimento de jogos, não importando a sua área profissional. Ou seja, pode ser o programador, o artista gráfico, artista sonoro, compositor musical, produtor, roteirista, o próprio Game Designer e por aí vai. O que se precisa entender é que o Game Designer está dentro do "conjunto" chamado "Game Dev.". Agora, o significado de Game Designer quer dizer "Projetista de Jogo", em outras palavras, é este profissional quem é responsável organizar as ideias e regras do game, e as unir junto com a mecânica, história, ambientação, etc. Basicamente, é quem faz o design(a construção/o projeto) do gameplay('jogo').

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa Gameplay e Jogabilidade (Playability)?

Pera aí Rafael, não é a mesma coisa? Na verdade, existem vários estudos sobre este assunto e ainda não se chegou em uma definição concreta, sem brincadeira. Isso quer dizer que cada um pode interpretar o significado destas palavras do jeito que achar melhor. Mas a fim de estabelecer uma opinião conjunta, seria interessante começarmos a pensar da mesma forma, estipular um significado. Para isso, claro, precisamos ter uma base sólida em nossas afirmações. Não estou dizendo que a classificação a seguir é a melhor, mas , acredito que seja interessante a levarmos em consideração. Compartilho em partes com a ideia de Sato e Cardoso¹, Aguiar e Battaiola², e Rouse III³. A partir deles pude formar a ideia de que: Gameplay : resume-se ao jogo em si. Explicando melhor, são todas as partes do jogo (gráficos, programação, música, animação, enredo, etc.) interagindo entre si e todas as partes do jogo interagindo com o jogador. A palavra que fica em destaque aqui é a interação (Rouse II

O futuro dos jogos tem nome, e ele se chama Linux!

Sim caro amigo(a), você não leu errado! Depois de muito tempo sem postar nada, resolvi tratar de um assunto que tenho cogitado bastante ultimamente, a migração da plataforma Windows para Linux. Certo, vamos por partes. Talvez você se pergunte algo do tipo "Mas é possível jogar no Linux?", ou então "Mas o Linux quase não tem jogos, e os que tem rodam mal!". Bem, felizmente , é aí que você se engana!  Primeiro quero deixar claro que o foco aqui é analisar sobre como os jogos rodam no Linux e comparar sua performance com o Windows , mas não necessariamente irei comparar os dois Sistemas Operacionais de modo geral (apesar de eventualmente falar uma coisa ou outra). 1º Motivo... Antes de mais nada, o principal motivo de eu querer migrar para o Linux, é justamente o que vocês devem estar pensando, " it is free! ". Mas não me levem a mal, não acho que o Windows seja um S.O. ruim, e eu pagaria por ele se estivesse num preço mais condizente co